data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro PIegas (Diário)
A Câmara de Vereadores de Santa Maria retomou as atividades presenciais nesta quarta-feira. O expediente ainda é apenas interno, das 7h30min às 13h30min, e medidas preventivas são aplicadas no prédio do Legislativo.
Ao chegarem, os servidores têm que passar por uma aferição de temperatura e recebem equipamentos de proteção individual, como máscaras. Ao final de cada dia, a Câmara vai produzir um relatório que aponta quantas pessoas passaram pelo prédio. A Resolução Legislativa 005 de 2020 suspendeu o atendimento externo do Legislativo até o dia 3 de maio, com exceção para casos urgentes.
Para frear notícias falsas, WhatsApp reduz em 70% reenvio de mensagens virais
Na última terça-feira, a mesa diretora da Câmara debateu, em reunião, a volta das atividades presenciais e as novas orientações quanto às medidas de prevenção ao coronavírus. O projeto da Resolução Legislativa 4213 propõe a retomada das atividades externas a partir de 4 de maio, com expediente de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30min.
Os funcionários deverão trabalhar conforme escalonamento para que sejam divididos entre o trabalho presencial e remoto. Quem for até a Câmara como visitante vai precisar passar pelos procedimentos de aferição de temperatura e uso de máscara, assim como os servidores.
Ainda conforme o projeto, a lotação do prédio não poderá passar de 50% do máximo previsto no Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI). Cada setor ou gabinete poderá ter apenas um visitante por vez.
Patrulha Maria da Penha reforça combate à violência contra mulher em Santiago
Sobre sessões, o projeto reitera a necessidade do distanciamento entre os assentos dos parlamentares. As galerias do plenário poderão ser ocupadas, mas também apenas com 50% da capacidade prevista no PPCI.
Essas medidas estão previstas para entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira. Entretanto, ainda precisam ser aprovadas pelos vereadores em sessão extraordinária que acontecerá nesta quinta, às 10h.
*Colaborou Leonardo Catto